Sobre a Guarda Municipal

Conhecendo um pouco mais sobre a GCMP

gcm-pira-transp

Guarda Civil Municipal foi FUNDADA em 25 de ABRIL de 1903, após o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Dr. Paulo de Moraes Barros aprovar a criação do Corpo da Guarda e Polícia Municipal. A partir dessa época, o município passa a contar com a atuação da corporação que ao longo da história assumiu nomes como: Corpo de Vigilantes Noturno (1954), Guarda Noturno Municipal de Piracicaba (1956), Guarda Municipal (1969) e finalmente Guarda Civil do Município de Piracicaba (1990).

O INÍCIO – A história da Guarda Civil de Piracicaba teve início no começo do século passado. Piracicaba já convivia com a problemática da violência causada pelo rápido crescimento populacional que se instalava no município, em 25 de abril de 1903, a Câmara Municipal, então presidida por Paulo de Moraes Barros, apresentou um projeto de criação do Corpo de Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891.

Entre 1905 e 1913, quando o município tinha como prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, foi criada a primeira diretoria. No final do ano de 1956, sob a gestão de Luciano Guidotti, é criada a já idealizada Guarda Noturna Municipal de Piracicaba que, em novembro de 1969, virou Guarda Municipal. O prefeito era Cássio Padovani, que nomeou como presidente da corporação o major José Autgno Ferreira e comandante o primeiro sargento de Polícia Militar Frederico Ciappina Netto.

Comandaram a Guarda Municipal, na sequência, o capitão Alfredo Mansur, Antonio Herculino Correia e Antônio Ricardo Sanches. Em 1990, a GM é transformada em Guarda Civil (GC) e passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Comandaram a Guarda Civil o primeiro tenente Paulo de Castro, novamente Antônio Ricardo Sanches. O capitão Silas Romualdo assumiu em 2005 até o meio do ano de 2016 e desde então, Lucineide Aparecida Maciel Correa assume o cargo.

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR