Prefeitura, por meio da Guarda Civil, lança botão SOS Mulher Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil, disponibiliza agora o aplicativo SOS Mulher Piracicaba, botão de emergência para que mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva possam acionar a corporação de forma rápida e prática. Hoje, a Patrulha Maria da Penha, serviço que atende as vítimas de violência no município, tem o registro de cerca de 3.000 mulheres com medida protetiva na cidade. Criado para agilizar o atendimento a essas vítimas em casos de real perigo, o SOS Mulher Piracicaba foi apresentado em coletiva de imprensa na manhã de hoje, 31/01, no gabinete do prefeito, com a presença do chefe do Executivo, Luciano Almeida; do comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, e da encarregada da Patrulha Maria da Penha, Luciane Tovar.


Equipe da GC com o prefeito Luciano Almeida e a vereadora Rai de Almeida durante coletiva de imprensa 

O SOS Mulher Piracicaba é uma iniciativa que integra o sistema de gestão Sincad, que começou a ser implantado em meados de outubro, cujo objetivo é gerenciar toda operação da Guarda, reduzindo o uso de papel e permitindo um atendimento mais ágil, além da produção de relatórios estatísticos que orientarão a realização das políticas públicas de forma efetiva e assertiva.

Para acionar o botão SOS Mulher Piracicaba, a mulher deve pressionar por três segundos o logotipo da ferramenta no celular. Assim, um sinal é emitido para a Central de Operações da Guarda Civil, que terá em mãos os dados cadastrais da vítima e a localização em tempo real.

Prefeito Luciano Almeida entre Luciane Tovar, encarregada da Patrulha Maria da Penha, e Sidney Nunes, comandante da GC

“A funcionalidade vem para somar no atendimento que damos às vítimas de violência. Com o botão, o encaminhamento da viatura mais próxima do local da ocorrência será mais ágil, porque os agentes terão todas as informações na tela de modo muito mais rápido do que se a pessoa ligasse 153 e precisasse relatar o ocorrido, a localização e etc. Será um complemento importante no atendimento que prestamos a estas pessoas”, explicou o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes.

O prefeito Luciano Almeida falou que o trabalho da corporação na proteção às mulheres, com soluções estratégicas e de inteligência, é contínuo. “Na nossa gestão implantamos soluções que propõem melhorias para ampliar o acesso das vítimas de violência ao nosso atendimento. A primeira delas foi a implantação estratégica da Sala Patrulha Maria da Penha, ao lado do Terminal Central, que recebe pessoas de todos os pontos da cidade, permitindo que a mulher possa procurar o espaço para orientações ou solicitação do acompanhamento da equipe. Agora lançamos o SOS Mulher Piracicaba, que agiliza o atendimento, algo fundamental quando elas estão em risco”, disse.

Encarregada da Patrulha Maria da Penha, Luciane Tovar mostra app SOS Mulher Piracicaba

Ele comentou, ainda, que devem ser discutidas mais ações de trabalho preventivo e para a conscientização da sociedade com o intuito de cessar a violência contra a mulher, como encontros educativos e palestras em escolas e equipamentos públicos.

ACESSO – De acordo com a Guarda Civil, a existência da nova ferramenta será comunicada a todas as mulheres que têm medida protetiva e também àquelas que acabaram de lavrar boletim de ocorrência e solicitaram medida protetiva, de forma emergencial. “Atualmente, na Delegacia de Defesa da Mulher, as vítimas já são informadas sobre o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha. Agora elas também serão informadas sobre o SOS Mulher Piracicaba, para que possam ter acesso a ele”, falou Luciane Tovar, encarregada da Patrulha Maria da Penha.

Luciane ressalta que o botão fica disponível para todas as mulheres que têm medida protetiva, extrapolando o público atendido pela Patrulha com as rondas. “É importante lembrar que a Patrulha faz a ronda para mulheres que solicitam este serviço e não contempla a totalidade delas que tem medida, porque nem todas querem a realização de rondas. O universo de mulheres com medida é muito maior do que as que são rondadas. Com o Botão, mesmo as que não querem o serviço de ronda da Patrulha poderão acionar a emergência de forma mais rápida em caso de risco real”, explicou Luciane.


Prefeito Luciano Almeida e Sidney Nunes, comandante da GC, ao lado do carro da Patrulha Maria da Penha

Para ter acesso ao aplicativo, a mulher precisa receber um link que permitirá que ela instale o aplicativo no aparelho celular e realize o cadastro, que deverá ser validado pela equipe da Patrulha. O botão fica vinculado a um CPF e só pode ser instalado em um aparelho celular. “Isso quer dizer que a pessoa não poderá instalar o aplicativo no telefone da avó, do irmão ou do filho. Apenas as pessoas detentoras de medida poderão ter o aplicativo instalado para pedido de socorro. A menos que a medida contemple filhos ou outras pessoas, estas poderão ter acesso, mas pelo seu próprio cadastro vinculado ao seu CPF”, disse o GC Nakahodo, coordenador de projetos da GCM.

Pelo aplicativo, quando acionado, a mulher pode enviar fotos do agressor e também gravar áudio do local onde se encontra. E as mulheres que moram em Piracicaba e possuem medidas protetivas em outras cidades devem procurar a Patrulha Maria da Penha para verificar a funcionalidade do botão para elas também no município.

Caso a pessoa troque de aparelho, ela terá que solicitar à corporação a atualização do próprio cadastro. “Como os aplicativos de banco, que é necessária uma nova validação para o uso se você muda de celular, este também funciona desta forma”, complementa Nakahodo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou WattsApp da Patrulha Maria da Penha – (19) 9 9794-8864, das 7h às 19h, ou pessoalmente na sala da Patrulha, localizada na Praça Ennes Silveira Mello, no prédio da Administração do Terminal Central, de segunda a sexta, das 8h às 16h, exceto feriados e fim de semana.

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR