Pelotão Escolar

Pelotão escolar promove segurança nas escolas

Criado na década de 80, com objetivo de proporcionar segurança e orientações aos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, o Pelotão Escolar percorre 243 unidades, no horário de aula para manter a ordem e a segurança dos alunos e equipes das unidades.

O Pelotão Escolar é o maior grupamento da Guarda Civil de Piracicaba. A equipe é formada por 40 componentes, 10 viaturas e quatro motos totalmente equipados.

Em 2016, uma parceria com a secretaria Municipal de Educação amparada pela Lei Orgânica do Município permitiu aquisição de uma nova viatura para ampliar o patrulhamento e o bom desempenho dos serviços. Trata-se de um veículo Renaut Duster 2016, quatro portas, possui rádio de comunicação, sistema giroflex e equipamento GPS.

 

GCEP Guarda Civil Educação é Prevenção

Na década de 90, o encarregado do Pelotão Escolar, Narzi Alvez Novaes, iniciou, um trabalho com palestras sobre prevenção às drogas e gravidez indesejada, além de temas ligados ao Estatuto da Criança e Adolescente (Eca). Na ocasião todas as escolas municipais receberam a palestra.

No ano de 2012, foi criado o projeto GCEP – Guarda Civil Educação é Prevenção, aplicado aos alunos de 5º ano (faixa etária dos 10 aos 12 anos) de escolas de ensino fundamental.

O programa é levado às salas de aula, por guardas-civis educadores, todos com formação universitária. O projeto tem como objetivo orientar as crianças com temas ligados às questões sociais. No curso são abordados de forma lúdica todos os malefícios causados pelo uso das drogas, alcoolismo, violência doméstica, bullying, gravidez na adolescência e as consequências do mal uso da internet.

Os pais também recebem a cartilha para que possam orientar seus filhos em casa, pois, o objetivo é tornar os alunos em agentes mirins da prevenção e

O GCEP, segundo levantamento do Pelotão Escolar, já orientou cerca de oito mil crianças do 5º ano do ensino fundamental e pretende desenvolver esse trabalho em todas as escolas municipais de Piracicaba.

 

Alfabetização Harmoniosa

O projeto Alfabetização Harmoniosa da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, é promovido por meio do Pelotão Escolar em parceria com a secretaria municipal de Educação. O objetivo é incentivar a musicalização, conhecimento e o desenvolvimento de alunos de 6 a 12 anos, do Ensino Fundamental.

Desenvolvido pelo guarda-civil M/ Souza, teve início em 2009, com aulas de flauta aos alunos da escola municipal Taufic Dumit. Em 2015, outras sete escolas passaram a ter aulas pelo projeto  Alfabetização Harmoniosa, pois a experiência apresentou melhoras de comportamento e aprendizado dos participantes.

As aulas de música são agendadas uma vez na semana para cada turma, de acordo com a programação da escola. Essa iniciativa atende 60 alunos por escola e conta com o incentivo da secretaria municipal da Educação que oferece o local de aula e também colaborou com a doação de 20 instrumentos de sopro (dez clarinetes, cinco saxofones altos e cinco saxofones tenor).

De acordo com o idealizador a intenção é ampliar ainda mais a quantidade de escolas. “Tenho classes de manhã e tarde, mas pretendo ampliar para outras escolas. As aulas são coletivas para incentivar o aprendizado e dedicação”, explicou M/ Souza.

As crianças iniciam com flauta e violão. Para escolher o instrumento, o aluno  deve apresentar boas notas e frequência regular. Outras escolas que recebem o projeto são Décio Miglioranza, Tercília Bernadete S. Costa, Judhit Moretti Accorsi, Francisco Benedito Libardi, Benedito de Andrade e João Otávio Ferraciu. Algumas dessas escolas possuem grupos de fanfarra, coral, aulas de flauta, sax, clarinete e violão.

 

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR