Patrulha Rural e Pelotão Ambiental participam de curso de formação e atualização de Guardas Ambientais

Texto: Sabrina Rodrigues Bologna

Curso aconteceu em Americana, promotora do evento; guardas-civis de 10 municípios participaram da capacitação

Patrulha Rural e Pelotão Ambiental juntamente com o palestrante

Integrantes da Patrulha Rural e do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil, participaram ontem, 13/09, do curso de formação e atualização de Guardas Ambientais, realizado no município de Americana, promotor do evento. Além de Piracicaba, representantes de corporações irmãs de nove municípios também estiveram presentes. Participaram por Piracicaba, o subinspetor Mendes e os GCs Bertin, Matias e Vitti.

GCs de 10 municípios ouviram promotor de Justiça falar sobre legislação ambiental

O tema abordado na palestra de ontem foi Lei de Crimes Ambientais, reparação dos danos ambientais e responsabilização administrativa das infrações à legislação ambiental, ministrada pelo promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) – PCJ, Ivan Carneiro Castanheiro. O papel da Guarda Municipal na defesa do meio ambiente, a importância das parcerias institucionais nas questões multidisciplinares do meio ambiente, os adequados encaminhamentos das questões ambientais para providências e legislações aplicadas na área ambiental, foram os assuntos mencionados.

Com a participação dos municípios de Americana, Capivari, Cordeirópolis, Cosmópolis, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Piracicaba, São Roque, Santa Bárbara D’Oeste e Valinhos, o evento foi oportunidade de compartilhamento de experiências, intercâmbio profissional e a proximidade de instituições que cuidam de assuntos semelhantes em seus municípios, permitindo discussões de temas regionais na área ambiental.