Guarda Civil retira invasores de área verde no São Jorge

Na data de hoje (30/05), a Guarda Civil Municipal de Piracicaba fez uma desocupação de área verde de propriedade da prefeitura, nas proximidades do Terminal do São Jorge. Uma grande quantidade de guardas participaram da operação, de diversos grupamentos. A operação contou ainda com o apoio de outras secretarias do município.

As atividades se iniciaram na sede da GCMP no período da manhã, para uma rápida instrução.

Muitas pessoas dos bairros vizinhos e curiosos foram até o local por conta de tumulto que as pessoas que pretendiam ocupar a área estavam ocasionando. Muitos desses indivíduos atiraram pedras, garrafas e lixo contra os guardas, momento em que foi necessário o uso de técnicas operacionais como uso do escudo e equipamentos não letais e de dispersão.

Ao final da desocupação, que se deu por volta das 08:00 da manhã, durante a saída das viaturas, notou-se que foram colocadas barreiras com pneus, sofás e lixo, além de atearem fogo nestes, tudo com o objetivo de obstruírem a Avenida Antônio Mendes de Barros Filho. Prontamente os guardas fizeram uma rápida incursão no bairro Cantagalo com intuito de dispersar essas pessoas mal-intencionadas que ali adentraram e removeram os obstáculos para que o trânsito voltasse a fluir.

Haviam na área verde, 52 armações clandestinas e 18 armações quase prontas, todas desmontadas. Três indivíduos foram conduzidos ao Plantão Policial, sendo dentre eles um homem procurado pela Justiça e uma mulher que atirou um botijão de gás contra a guarnição.

DESTINO – Segundo informações da Prefeitura, no terreno de 42 mil metros quadrados serão construídos 432 apartamentos para atender àquelas pessoas já inscritas nos programas habitacionais do município. O terreno já foi doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) com o objetivo de viabilizar as moradias.

A Prefeitura continuará fiscalizando a área para evitar nova invasão. O objetivo é evitar o surgimento de novas favelas, porque a Prefeitura está empenhada na regularização daquelas já estabelecidas e, principalmente, na urbanização de quatro delas: Portelinha, Pantanal, Frederico e Caiuby.