Guarda Civil Municipal recebe voto de congratulação por socorro à idosa

Ocorreu nesta segunda-feira, 23/05, na Câmara Municipal, a entrega do Voto de Congratulações, de autoria do vereador Thiago Ribeiro, aos guardas-civis Ednaldo Constante Perin, Adriano Santos Mazzi, Diego Archimedes Bonvecchio Garrido e Thiago Abreu da Slva, da equipe da Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO), da Guarda Civil Municipal, pelo salvamento de idosa em março deste ano.

GCMs homenageados junto com o Comandante Nunes (à esquerda) e o vereador Thiago Ribeiro e mãe do GCM Mazzi

Equipe foi decisiva no salvamento da idosa que, sozinha em casa, caiu na cozinha e quebrou o fêmur, tendo uma panela com óleo quente no fogão. Ao pedir socorro, vizinhos ouviram o pedido e a equipe da ROMO, próxima ao local, se dirigiu à casa e conseguiu ajudar a senhora.

Durante a entrega, o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, lembrou que um dos pilares de atuação das guardas civis é a preservação da vida e redução do sofrimento. “Nossos guardas estão preparados para estas multifunções, sendo regularmente qualificados para o desempenho do trabalho, seguindo o que estabelece nosso estatuto”, afirma Nunes.

O vereador Thiago Ribeiro frisou que o voto é uma homenagem para guarda civil “que realiza serviço de excelência em Piracicaba”, afirma. “Nós, enquanto poder público, estamos aqui para reconhecer sempre os nossos profissionais”, complementa.

Emocionados, os homenageados relembraram o dia do salvamento. Perin explicou que a ação rápida e precisa da equipe permitiu que a senhora fosse salva. Outro fator destacado, agora pelo GCM Abreu, foi a sensibilidade da equipe durante o salvamento para acalmar a senhora, que repetia o tempo inteiro que iria morrer. “Nós conseguimos acalmá-la até a chegada do Samu”, lembrou Abreu.

Garrido, outro GCM presente na ocorrência, lembrou que a equipe foi decisiva para a retirada da idosa para a ambulância, já que a casa tinha escada e outros empecilhos e o trabalho cuidadoso da equipe fez com que a ocorrência tivesse êxito. O quarto homenageado, Mazzi, frisou que este tipo de ocorrência é a mais gratificante. “As ocorrências que mais nos emocionam e são gratificantes são quando nós conseguimos prestar um auxílio a uma pessoa que está necessitando, principalmente quando há risco de vida. Nós fomos muito felizes na atuação, conseguindo prestar um auxílio muito rápido e ver a satisfação da senhora em ter sido salva. São estas ocorrências que marcam a vida da gente. Me sinto muito feliz quando as coisas dão certo na minha função”, lembrou Mazzi.