Dicas de segurança para estudantes

Devido aos últimos acontecimentos e devido à grande onda de violência que cada vez aumenta mais em nosso pais, a SERVIPOL preocupada com a segurança de sua família, vem passar algumas dicas simples, mas de grandes resultados, para que seus filhos (a) tomem certos cuidados na ida e volta para a escola, e lembramos que a SERVIPOL esta sempre a disposição de você e sua família.

1 – Não converse com estranhos.
Todo aluno que estiver indo para a escola que estuda, ou da escola para sua casa, deve estar sempre atento ao movimento de pessoas estranhas.
Lembre-se: Nem sempre quem esta sujo, ou mal vestido deseja fazer mal a alguém. Geralmente estas pessoas apresentam-se bem vestidas e com atitudes de aproximação amigável.
Recuse balas, doces ou qualquer coisa de pessoas estranhas.
A forma mais utilizada, por indivíduos que querem se aproximar de crianças é oferecendo alguma coisa, um presente ou algum alimento. Por isso é importante que a criança aprenda, não aceite nada de estranhos.

2 – Não aceite carona de estranhos.
Mesmo que a pessoa lhe ofereça alguma vantagem, como um simples passeio, promessas de dinheiro e fama ou uma inocente carona, isso pode terminar em problemas de natureza grave e muitas vezes sem a possibilidade de reparação.

3 – Veículos suspeitos.
Atente para veículos que passem diversas vezes em frente a um determinado ponto, sem uma explicação, ou ficam indo e vindo por uma mesma rua. Tais atitudes são consideradas suspeitas, sendo assim fique atento, procure um local seguro ou alguém de sua confiança.

4 – Utilize itinerários movimentados e ande em companhia de amigos.

No nosso caminho, podem existir vielas ou trilhas. Mas, às vezes é melhor optar por um caminho mais longo, porém mais seguro. Fique sempre atento e nunca se esqueça de andar na companhia de um considerável número de amigos.

5 – Permaneça nas salas de aula até o seu término.
Os alunos devem ficar na sala de aula até o término, para que os professores e diretores, possam saber onde estão, mesmo porque eles são os responsáveis pelos alunos enquanto estiverem na escola.

6 – Após as aulas não fique ao redor da escola.
A melhor forma de nos livrarmos de qualquer tipo de ameaça, é ficando sempre próximos de locais conhecidos e movimentados. Por isso, para não correr riscos, ao sair da escola procure ir direto para casa.
E se precisar ir para outro local, como estudar na casa de um amigo, não se esqueça de avisar os pais ou responsáveis.
Em caso de assalto, nunca reaja, e tome cuidado também com movimentos bruscos, porque isto pode fazer com que o assaltante pense que você queira reagir. Tente manter a calma, saia sem resistência e procure sempre observar o máximo de detalhes possíveis dos assaltantes e suas formas de condução.

7 – Na ida e volta para a escola.
Evitar deixar crianças abaixo do 8 anos irem ou virem da escola desacompanhadas, não custa nada levantar um pouco mais cedo e antes de ir fazer as suas tarefas diárias, primeiro acompanhar seus filhos ate a entrada da escola, pois é da segurança de nossos filhos que estamos falando.

8 – Transporte Escolar.
Antes de contratar uma pessoa para fazer o transporte escolar de seus filhos, é sempre bom ver a referencia da pessoa contratada, o estado de conservação do veiculo, se ele tem autorização para trabalhar com transporte escolar, qual a lotação do veiculo, tire informações junto aos órgãos competentes, siga algumas vezes o veiculo para ver como o mesmo é conduzido, se costuma andar excedendo o limite de velocidade e se o mesmo cumpre com as leis de transito.

9 – Ao sair da escola, vá direto para casa. Alguém o espera.

Nunca se esqueça da importância de existir sempre alguém que saiba onde você está. Evite ir para outros locais sem avisar, e tenha consciência de que sempre existe alguém a sua espera

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR