Defesa Civil

Defesa Civil possui ações conjuntas no atendimento à população

A Defesa Civil é um órgão da Guarda Civil Municipal de Piracicaba que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. O seu papel é a busca da redução da ocorrência e da intensidade de desastres de forma preventiva com medidas adotadas na preparação da população para as situações inevitáveis, no socorro onde o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida e assistencial, com a criação de condições de abrigo, alimentação e atenção às vítimas e desabrigados

Organizada com a participação do poder público e da sociedade, a Defesa Civil de Piracicaba tem como principal objetivo suprir as necessidades de emergência dos cidadãos. A presidente da Defesa Civil, a comandante da Guarda Civil Lucineide Maciel e o secretário executivo Odair Luiz de Melo trabalham em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Governo, Brigada de Emergência, Agricultura e Abastecimento, Transportes Internos e Corpo de Bombeiros.

Piracicaba possui a Comissão Municipal de Enchentes para orientar a população com ações preventivas e prestar socorros assistencias. A Defesa monitora o rio Piracicaba, controla, vazão, volume e o tempo estimado da chuva. Percorre as comunidades carentes, acompanha a Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonozes em residencias de “acumuladores”, executa vistoria em imóveis com danos nas estruturas.

Serviço – O atendimento da Defesa Civil de Piracicaba é feito pelos telefones 199, 153 e 3421-4350.

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR