Alunos da EM Antônia Jesuina Camillo Pipa se formam no GCEP

Crianças do quinto ano da escola no bairro Santa Rosa se beneficiaram do programa Guarda Civil Educação é Prevenção durante o primeiro semestre

Crianças durante o juramento de educadores mirins

Alegria e orgulho marcaram a formatura, na manhã de hoje, 29/06, das 47 crianças de duas salas de quinto ano da Escola Municipal Professora Antônia Jesuina Camillo Pipa, no bairro Santa Rosa, no programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, como o bullying, ciberbulying, drogas e violência doméstica. O evento contou com a presença de pais e da comunidade escolar e a participação da Banda da Guarda Civil. Formandos fizeram uma parceria com a Banda e cantaram o Hino de Piracicaba durante a solenidade.

Pais retratam orgulhosos a formatura dos filhos

João Felipe Batista da Silva, filho de Inês e um dos formandos da escola, decidiu que quer ser Guarda Civil após as aulas. Inês relata que o filho sempre chegava contando o que aprendeu durante o programa e se mostrava fascinado pelos membros da corporação.

João, com a mãe, manifesta vontade se ser GC após as aulas do GCEP

Rosélis Silva Santos, diretora da unidade, frisou na sua fala que a semente boa foi plantada e que espera que a colheita condiga com a semeadura. “A semente foi plantada. Não sabemos como será a colheita, mas sabemos que uma boa semente foi plantada e acreditamos que podemos ter uma boa colheita”. Sua fala combinou com a da coordenadora da escola, Heloína Severini Leite, que encorajou seus alunos a sempre aproveitarem as oportunidades que o conhecimento proporciona. “Levem tudo de bom que vocês aprenderam para a vida.”

Alunos recebem certificado de participação no programa

O vereador Gilmar Rotta, presente no evento, enalteceu o trabalho da GCM, salientou a importância deste trabalho em parceria com a Secretaria de Educação e ainda afirmou que a presença da GCM nas escolas pode influenciar as crianças a seguirem a carreira na segurança pública. “Este trabalho também pode incentivar vocês a serem guardas municipais e trabalharem nos protegendo, que é o que a Guarda faz”.

Juan Lorenzzo Santos Fernandes vencedor do 5A com as guardas educadoras a professora e a mãe

Além da entrega dos certificados e a premiação das melhores redações, os formandos fizeram uma apresentação conjunta com a Banda da Guarda Civil, com a banda da corporação tocando e as crianças cantando o Hino de Piracicaba. A Banda, inclusive, para alegria das crianças das salas do Jardim 1 e 2 do ensino infantil, deu uma palhinha ao final da formatura, deixando os alunos eufóricos com a apresentação.

Alyce-de-Souza-Lima-vencedora-da-melhor-redação-do-5B

GCEP– Criado em 2012, o GCEP é um programa do Pelotão Escolar da Guarda Civil que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, com objetivo de passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais. Neste primeiro semestre alunos de cinco escolas municipais, no total de 350 alunos, participaram das aulas.

Famílias prestigiam a formatura dos 47 alunos

Desde sua criação o programa foi aprimorado, com capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados.

Crianças-do-ensino-infantil-foram-prestigiadas-com-palhinha-ao-final-da-formatura

Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Carlos Sodero, Professora Antônia Benedita Eugênio, Antônia Jesuina Camillo Pipa, Professor Adolfo Basile e a Professora Vilma Leone Del Pogetto.

No próximo semestre serão beneficiadas aproximadamente 400 crianças das seguintes escolas: Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza , Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa, Geraldo Bernardino, Wilson Guidotti e Professor Santo Granuzzio.

Confira as próximas datas das formaturas:

30/06/2022

Escola Municipal Profº Adolfo Basile