Guarda Civil projeta futuro conectado no aniversário de 120 anos

Inovações para melhorar a comunicação interna e com a população marcam a celebração

Criada em 25/04/1903, a Guarda Civil do Município de Piracicaba comemora amanhã, 25/04, 120 anos de existência. Para celebrar o aniversário, a Corporação preparou programação solene para o dia 27/04, às 9h, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Parque do Engenho Central. A efeméride é marcada pela projeção de um futuro conectado, com inovações tecnológicas que aprimoram a atuação da Corporação, incluindo a implantação integral do Sincad, software de gestão da Guarda, e a possibilidade de criação de botões de emergência, que agilizam e ampliam a comunicação com a população.

Imagem-da-Lei-que-criou-a-Guarda-em-1903-Fonte-Acervo-Histórico-da-Câmara-Municipal-de-Piracicaba.

Com um efetivo de 381 guardas, sendo 61 mulheres, a corporação conta atualmente com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).

Inauguração da Patrulha Maria da Penha, estrategicamente localizada ao lado do Terminal Central de Integração

A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, Noiva da Colina, Pauliceia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.

Viatura-entregue-este-ano-para-o-mais-novo-setor-da-Guarda-Civil-o-de-Direito-Animal-Isabela-Borghese

Além do trabalho de patrulhamento e prevenção, a Corporação tem outras ações. Existe a Banda da Corporação, que se apresenta em eventos cívicos do município e outras comemorações. A Corporação também executa o Programa Guarda Civil Educação é Prevenção, que leva às escolas, para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental, informações importantes e sensíveis para a vida em sociedade. Na academia da Guarda Civil, dois projetos sociais são oferecidos de forma gratuita: aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal, disponíveis para crianças, adolescentes e adultos; e o Em Forma Com a Guarda, de promoção de atividade física, que acontece na Academia e também no Parque da Rua do Porto.

Sede da Guarda

Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, esta projeção de um futuro conectado é o que marca este aniversário da Instituição. “A ferramenta Sincad, software de gestão da Guarda, já está reduzindo o uso de papel na Corporação em 80% e agilizando procedimentos da Guarda Civil. Com todos os dados integrados na plataforma, é possível, inclusive, a produção de relatórios estatísticos com diferentes filtros, facilitando a realização da política pública de forma efetiva e assertiva. Também é possível, por conta do Sincad, o lançamento de aplicativos que ampliam e aprimoram a comunicação com a população. O primeiro deles é o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba, aplicativo que permite às mulheres que tenham medida protetiva a possibilidade de acionar a Guarda Civil ao pressionar o botão por três segundos no caso de risco real. Outros botões de emergência já estão sendo desenhados para enfrentarmos outros desafios que a realidade impõe e futuramente estarão disponíveis para os públicos atendidos”, explica Nunes.

Equipe-munida-do-tablet-com-Sincad-instalado-para-uso-no-dia-a-dia-Isabela-Borghese.

HISTÓRIA – Apesar de centenária, a Instituição Guarda Civil carece de um arquivo histórico que delimite toda sua atuação desde a criação, no início do século 20. Uma relação pormenorizada da sua ação e criação de grupamentos atuando em diferentes áreas é possível, apenas, a partir da sua estruturação nos moldes preconizados pela Constituição.

Implantação-do-Sincad-agiliza-toda-operação-da-Corporação-Isabela-Borghese.jpg

Do arquivo que conta sua história, é possível confirmar a data de sua criação e a lei que baseou sua criação, porém, a formação da sua primeira diretoria e as datas exatas na mudança na nomenclatura ou mesmo a delimitação de sua atuação ao longo do tempo é um dado que dificilmente é possível precisar. Constam em diferentes sites que entre o fim da década de 1930 e o meio da década de 1950 do século passado, a Corporação foi de Corpo da Guarda e Polícia Municipal para Corpo de Vigilantes Noturnos. Depois, transformou-se em Guarda Noturna de Piracicaba.

Em 1956, mais uma mudança na nomenclatura transformou-a em Guarda Municipal, nome que perdurou até 1990, quando a Corporação passou a se chamar Guarda Civil do Município de Piracicaba e se estruturou à luz do que dizia a Constituição Brasileira, aprovada em 1988, onde a Lei Orgânica do Município passou a disciplinar também a organização da segurança.

Participantes do Em forma fazendo aula de funcional

Até 1990, a Guarda era estruturada com a formação de uma diretoria, em que havia presidente da diretoria e comando. Com a transformação em Guarda Civil em 1990, a Corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Em 1996, passa a contar também com o Estatuto que até hoje disciplina a GCM, mas que está em discussão para aprimoramento e adequação às novas leis. Desde a aprovação da lei federal do Estatuto Geral da Guarda Civil, em 2016, o comando é exercido por um funcionário de carreira da corporação. Atualmente, o posto de comando está com Sidney Miguel da Silva Nunes.

Demonstração-de-Defesa-Pessoal-na-Academia-da-Guarda-Civil-Isabela-Borghese.jpg

 

Confira a linha do Tempo

1903 – Criação da Guarda Civil como Corpo da Guarda e Polícia Municipal

1956 – Guarda passa a se chamar Guarda Municipal

Década de 1980 – Criação do Pelotão Escolar

Gcep está presente nas escolas municipais

1990 – Guarda Civil Municipal de Piracicaba passa ter o nome que utiliza até hoje. A corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas

1992 – Criação do Pelotão Ambiental, do Grupamento Motociclístico e do 1º Pelotão Feminino, uma das primeiras Corporações no Brasil a admitir mulheres no seu efetivo.

1996 – Aprovação da Lei 67/1996, que dispõe sobre o Estatuto da Guarda

2002 – Criação da Banda da Guarda Civil

2003– Criação do grupamento Ciclístico, que atua principalmente nos corredores comerciais

2004 – Criação do Pelotão Rural, que atualmente se chama Patrulha Rural

2005 – Criação do Grupamento do Canil da Guarda Civil Municipal de Piracicaba

2006 – Início da implantação de câmeras de segurança

Banda da Guarda Civil se apresenta em eventos cívicos e outras comemorações

2007 – Implantação da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel)

2010 – Criação da primeira base móvel

2014 – Criação da Ouvidoria

2016 – Construção da Academia e Arquivo da Guarda Civil e implantação da ROMU

2017– Criação da Patrulha Maria da Penha e da Corregedoria da Guarda

2021 – Criação do Setor de Direito Animal

Grupamento do Canil, além do patrulhamento, se apresenta em eventos

2022 – Implantação da Sala Maria da Penha em prédio ao lado do Terminal Central de Integração

2022 – Aquisição de dez carabinas, modelo CTT.40, da marca Taurus, com capacidade para 30 cartuchos de calibre .40, para auxiliar no patrulhamento do município

2022 – Implantação do Cortex

2022 – Aquisição de tablets para viaturas e início da implantação do software de gestão Sincad

2023 – Implantação do botão S.O.S Mulher Piracicaba

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR