Ronda Municipal presta apoio extensivo às viaturas nos bairros
O Romu (Ronda Ostensiva Municipal) é um grupamento que assume importante papel na Guarda Civil Municipal de Piracicaba no apoio a outros grupamentos que operam preventivamente em bairros da cidade. Antigo GAP (Grupo de apoio ao Patrulhamento), o Romu passou a operar com esse nome no mês de setembro, para compor o padrão das Guardas Municipais do Estado.
Sua principal função é o apoio ás demais viaturas em diversas ocorrências, inclusive no apoio as policias estaduais. A patrulha também atende locais com grande concentração de pessoas, invasão de áreas e operações integradas com outros órgãos públicos. “O Romu tem como prioridade o atendimento eficaz e o reconhecimento da população se dá pelo respeito que o grupo oferece à comunidade local”, explicou o coordenador de grupamentos, Inspetor Chefe Ramos.
A equipe é composta por 16 guardas-civis no patrulhamento em dias alternados e três viaturas que operam das 16 h até as 4h da manhã, como apoio. Todos os guardas possuem treinamento específico para o combate a criminalidade e principalmente o combate ao tráfico de drogas. Outra situação que necessite de um número maior de agentes para determinadas ações, compõe junto com a Romu, o Pelotão Rural, Motociclistico, Canil, Bases Móveis e, inclusive, da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel). O grupamento possui equipamentos específicos para suas atividades.
A Ronda Municipal surgiu na cidade de São Paulo, em 1993, porém, a padronização nas Guardas municipais só foi possível a partir da Lei Federal 13022/14, que define as competências das corporações municipais atribuídas à GCM de Piracicaba.
De acordo com o Inspetor Chefe Ramos, a mudança de sigla trouxe também algumas alterações no sistema operacional. As viaturas receberam adesivagem especifica e o grupo de trabalho participa de cursos de armamento e tiro, uso de munição não letal, CDC (Controle de Distúrbios Civis com uso progressivo da força), legislação e treinamento em direção defensiva e tática, defesa pessoal. Outro fator importante é o preparo físico três vezes por semana.
Um pouco do grupamento
Em Piracicaba, o grupo foi instituído no inicio do governo Barjas Negri 2005-2012 foram adquiridas três viaturas que passaram a ter a nomenclatura de viaturas de apoio e durante a gestão do prefeito Gabriel Ferrato (2013-2016) houve a troca para GAP (Grupo de Apoio ao Patrulhamento). E, a partir da Lei Federal 13022/14, foi padronizado como Romu (Ronda Municipal).
Confira este video sobre a ROMU: