Guardas detém indivíduos durante roubo a residência e tentativa de sequestro

Na manhã desta terça feira (12/12), os GC’s S. Almeida e Reginaldo, utilizando da VTR-65 (Pelotão Ambiental), estavam em patrulhamento de rotina pelo bairro Castelinho quando ouviram uma pessoa no interior de uma residência gritando por socorro e que estavam tentando sequestrar sua família.
De imediato, os guardas se aproximaram da residência e uma das vítimas informou aos guardas que os marginais teriam fugido pelos fundos da residência e que estariam armados.

O GC Reginaldo permaneceu na frente da residência com as vítimas já soltas e solicitou apoio via rádio junto com a Central de Operações, enquanto o GC S. Almeida percorreu até os fundos da residência, com o intuito de ainda poder localizar os indivíduos. Assim que a comunicação foi concluída, os dois guardas então entraram na residência para garantir que nenhum dos suspeitos estivessem no interior desta.
Já com o apoio no local, os guardas envolvidos percorreram as casas vizinhas onde puderam observar telhas quebradas e rastros deixados pelos meliantes.

No telhado de uma das casas os GC Reginaldo encontrou uma blusa e um boné e em outra, encontraram vestígios os quais resolveram averiguar. Com a autorização do dono do imóvel, os guardas que estavam prestando apoio encontraram um dos indivíduos, este estava escondido no alçapão. O detido informou aos guardas que seu comparsa havia logrado êxito na fuga e que não estava ali, sendo então levado à viatura para devidas averiguações.

Enquanto isso, os GC’s S. Almeida, Reginaldo e W. Junior intensificaram as buscas na residência onde o primeiro indivíduo foi localizado destelhando a casa, até que o GC Reginaldo avistou um calçado, depois vendo a movimentação do segundo suspeito, que resistia em obedecer às ordens passadas pelo guarda.
Passados mais de trinta minutos, os guardas receberam a autorização do Oficial de Dia (Subinsp. Bueno) para utilizarem do uso progressivo da força, garantindo que o indivíduo fosse removido local mantando sua integridade física. Os GC’s Miranda e Felipe entraram no forro e se aproximaram dele pedindo para que saísse do local mas o rapaz insistia em ficar onde estava, informando que sabia do crime que havia cometido e que não iria sair dali.

Quando viu uma oportunidade de escape, o meliante então entrou em luta corporal com um dos guardas e, no meio desta luta, ele conseguiu retirar a arma do guarda, engatilhou e efetuou vários disparos em direção das equipes, momento em que o GC Felipe imobilizou a arma pelo ferrolho, impedindo que o já então criminoso pudesse continuar com os disparos. No mesmo momento, o GC J. Marcio viu a oportunidade de imobilizar o rapaz, fazendo-o com sucesso. Durante todo esse ocorrido, o indivíduo veio a desferir uma mordida contra o GC Miranda, causando-lhe ferimentos que precisaram de atendimento médico.

Após descer o rapaz do forro da casa em que estava escondido, ainda relutante e alterado, a equipe realizou a revista pessoal e encontrou um celular, duas cédulas de cinquenta reais e uma pulseira dourada. Já com o primeiro detido, foram encontrados um celular, algumas jóias e um carregador de celular. Os mesmos confessaram que os objetos que estavam em sua posse foram retirados da residência das vítimas, onde os guardas também encontraram mochilas com os materiais que levariam, dentre estes várias jóias e bijuterias, um video-game com dois controles, um secador de cabelo, óculos de sol e algumas roupas.
Uma das vítimas informou que estavam saindo da residência, quando os bandidos entraram pelo portão, renderam e amarraram a família, reviraram toda a casa, retirando tudo do lugar, ameaçaram sequestrar a filha, ameaçaram toda a família com uma faca da própria residência e com um simulacro de arma de fogo.

Conduzidos à UPJ (Unidade de Polícia Judiciária), onde a autoridade de plantão ouviu as vítimas, os indivíduos e os guardas e, após tomar conhecimento dos fatos, consultou os documentos dos detidos e foi constatado que um deles já era procurado pela justiça. O delegado ainda confeccionou um Boletim de Ocorrência pelo crime de roubo, sendo os indivíduos encaminhados à carceragem permanecendo à disposição da Justiça.
A VTR-65 Pelotão Ambiental contou ainda com o auxílio das viaturas VTR-21, VTR-75, VTR-75, VTR-76, VTR-77, VTR-80, VTR-307, ROMO-02 e ROMO-04.

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR