Guardas civis são homenageados na Câmara de Vereadores

No final desta matéria você confere a galeria de fotos deste evento.

Em ato no salão nobre da Câmara na tarde desta sexta-feira (10), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) prestou reconhecimento a 56 guardas civis municipais por ações de combate à criminalidade em Piracicaba. Os agentes receberam votos de congratulações concedidos por meio dos requerimentos 410621, 622, 623, 624, 625, 626644 e 724.

“É importante reconhecer o trabalho da Guarda Civil Municipal. Necessária para a segurança pública da cidade, ela se consolidou e tem o respeito da população, já que não se veem agentes envolvidos em falcatruas, como ocorre em diversas instituições pelo país”, disse Trevisan, que pediu apoio à aprovação de sua emenda, acrescentada ao Orçamento de 2018, que destina mais recursos para equipar a corporação.

Homenageada por ter completado um ano à frente da GCM, a comandante Lucineide Aparecida Maciel Correa destacou as 24 mil ocorrências atendidas no período e o reforço do papel da corporação no combate à violência. “Formamos uma equipe para que a Guarda efetivasse mais seu trabalho na área policial”, disse Lucineide, ao relacionar o êxito ao treinamento recebido pelos agentes.

Os vereadores Gilmar Rotta (PMDB), Maestro Jonson (PSDB) e Wagner Oliveira (PHS), além do suplente Padovan (PR), participaram da entrega das homenagens.

 

REQUERIMENTO 621/2017 – O parlamentar entregará voto de congratulações a Márcio Thomazin, que há 27 anos é guarda-bandeira na Guarda Civil Municipal. Na corporação desde 21 de junho de 1990, o agente já atuou no Pelotão Escolar, em viaturas de área, em postos fixos, no grupo motociclístico, na Central de Operações e no Grupo de Apoio ao Patrulhamento. Atualmente, trabalha na Central de Monitoramento Eletrônico.

Integrante da guarda-bandeira da GCM desde 1990, Márcio é um dos responsáveis pelo hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal em eventos cívicos realizados na cidade, como no desfile de Sete de Setembro. Ele hasteia a bandeira do Brasil e comanda os demais integrantes do grupamento, que hoje é composto também pelos guardas civis Campeão, Célio, Silva e Tobias.

REQUERIMENTO 622/2017 – Trevisan concederá voto de congratulações a oito integrantes do Pelotão Rural da GCM pelo atendimento de ocorrências na zona rural. Serão homenageados Luis Aparecido Barbosa, Fernando Bertin, Célio Francisco dos Santos, Claudemir Batista Leal, Carlos Júnior Lopes, Josmar Rafael Cordeiro, Manoel Carlos da Silva e Gentil de Oliveira.

Em patrulha noturna pelo bairro Conceição, Leal, Bertin e Barbosa socorreram o vigia de uma empresa de transformadores que, durante tentativa de assalto, foi baleado e amarrado a uma poltrona. Eles acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), prestaram auxílio emergencial à vítima e iniciaram busca ao suspeito.

Em outra ocorrência, Célio, Lopes e Carlos apreenderam um motorista que portava um dispositivo usado para furtar veículos. O homem confessou os crimes e foi preso.

Por fim, Gentil, Rafael e Carlos, ao conferirem a denúncia de um veículo abandonado no bairro Congonhal, acabaram encontrando um desmanche clandestino com cinco homens. Três carros foram apreendidos e os cinco suspeitos, presos.

REQUERIMENTO 623/2017 – Com 26 e 25 anos de GCM, respectivamente, Cláudio José Valverde Ocanha e José Antonio de Souza Oliveira receberão voto de congratulações por atuarem, há dez anos, na Inspetoria Regional 5, localizada no bairro Noiva da Colina. Somente nos últimos doze meses, eles atenderam a 68 ocorrências; entre elas, 27 por tráfico de entorpecentes, três acidentes de trânsito com vítima e um homicídio.

REQUERIMENTO 624/2017 – Dezessete integrantes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) serão homenageados por Trevisan: Mário Prudêncio Ramos, Pedro Carlos Girhão, Alexandre Ayala Jimenez, Thomaz Henrique Yamaguchi da Silva, Felipe Vieira Alves, Thiago Tubardini Ferreira, Paulo Franco Júnior, Alexsandro de Oliveira Rosa, André Luiz Alexandrino, Andrew Rodrigues da Silva, Diego Archimedes Bonvecchio Garrido, Matheus Antonio de Paula Cabral, Flávio Barbosa Augusto, Gustavo Rafael Gomes de Aquino, Tiago Lucas de Lima, Leandro Valverde e Paulo dos Santos.

A principal função da Romu é dar apoio às demais viaturas da GCM nas ocorrências. Neste ano, até agosto, ela já forneceu suporte na captura de 32 condenados e no chamado para conter dois furtos em estabelecimentos comerciais.

REQUERIMENTO 625/2017 – A comandante da GCM, inspetora Lucineide Aparecida Maciel Correa, e o subcomandante, subinspetor Ronaldo Milani, serão homenageados por terem completado 12 meses à frente da corporação, hoje composta por 460 agentes. No período, a GCM atendeu a 24.334 ocorrências: 17.641 de natureza policial, 2.205 de auxílio ao público e 4.488 administrativas. “Fica comprovado o importante e valioso trabalho desenvolvido por todos os integrantes da corporação, demonstrando o comprometimento dos guardas civis com a segurança de nossos cidadãos”, destaca Trevisan.

REQUERIMENTO 626/2017 – Trevisan entregará voto de congratulações aos guardas civis Jesus Irineu Brainick Levandoski, Vagner Benedito, Arthur André Carriel e Clodoaldo Batista pela apreensão de cinco homens no último dia 13, enquanto furtavam barras de ferro da construção do Shopping Taquaral. Com o flagrante por crime de furto qualificado, o grupo foi preso.

Texto:  Ricardo Vasques – MTB 49.918
 
‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR