Guarda Civil Educação é Prevenção forma alunos da EM Profª Antônia Benedita Eugênio, no Gilda

Formatura contou com a participação de autoridades, da Banda da GCM e dos pais das crianças beneficiadas

Emoção marcou a formatura de 70 crianças dos quintos anos do ensino fundamental; programa aborda temas variados, como bullying e drogas

Muita emoção marcou a formatura das 70 crianças das três salas de quinto ano da Escola Municipal Profª Antônia Benedita Eugênio, no bairro Gilda, no programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, como o bullying, ciberbulying, drogas e violência doméstica. Evento aconteceu na manhã de hoje, 21/06, com a presença de pais e da comunidade escolar e foi abrilhantado pela Banda e pelo Canil, ambos da Guarda Civil.

Jéssica Oliveira e sua filha Ana Luzia Oliveira Damata junto com as GC educadoras

Mães de duas alunas formadas agradeceram por seus filhos terem acesso ao programa. Elessandra Freitas, mãe de Nikole Portella, que venceu como melhor redação do 5º B, abordando a temática do bullying, relatou que até o comportamento da filha melhorou com a participação no programa e relembrou que também foi beneficiária das palestras realizadas pelos GC, quando o programa ainda não era estruturado como tal pela corporação e acontecia em escolas estaduais. “Eu ouvi as aulas do subinspetor Narzi nos idos de 1997 e 1998, quando eu estudava na escola Dario Brasil, no bairro da Pauliceia, e aquelas aulas mudaram a minha vida. Eu percebo que elas também já fazem a diferença na vida da minha filha, que também está tendo esta oportunidade. Nós ficamos sabendo o que é bom e o que não é durante as aulas e este conhecimento nos permite escolher o caminho a seguir”.

Elessandra e Nikole duas gerações beneficiadas pelas aulas da GC

Jéssica Oliveira, mãe de Ana Luiza Oliveira Damata, estava maravilhada e grata pela oportunidade dada a sua filha e ao bairro. “Espero que este programa volte a acontecer novamente no bairro, porque foi muito importante para minha filha e também é para o bairro. Ela sempre chegava contando as novidades que aprendeu na aula e quando não pôde comparecer em um dia, quase chorou.”

Na solenidade também estiveram presentes os subinspetores Narzi e Canova. Narzi, que é ex-coordenador do Pelotão Escolar, ao fazer uso da palavra, muito emocionado, lembrou quando começou a realizar palestras nos idos de 1994 e passou por muitas escolas, igrejas e até a OAB e que, em dado momento, percebeu a necessidade de transformar aquelas palestras num programa. “Para que aquele trabalho importante não morresse quando eu me aposentasse. Assim foi criado o GCEP, em 2012, e o legado garantido para que mais crianças possam usufruir deste programa”.

Elessandra agradece a GC Alice pelos ensinamentos passados

O vereador Gustavo Pompeo, presente no evento, lembrou que também foi beneficiário do GCEP e do Proerd, da PM. “É muito importante receber este conhecimento de pessoas que se importam com vocês, por isso é importante também que os pais falem sobre estes assuntos em casa. Eu aprendi isso na escola, de pessoas que se importavam comigo, amigos são os professores, sua família. Escute eles para vocês terem qualidade de vida, porque vocês merecem. Parabéns a vocês e a este programa, que é muito importante”.

A coordenadora da escola, Jaqueline Beira, frisou que o aprendizado obtido no programa será levado para a vida. “É a primeira vez que nós temos o GCEP na escola. Nós queríamos muito e este ano aconteceu. Levem para a vida todos estes ensinamentos. É um momento que guardaremos na memória”.

Cachorro dá a patinha para receber a recompensa

Além da entrega dos certificados e a premiação das melhores redações, a equipe escolar homenageou as guardas educadoras. A formatura foi animada pela Banda da Guarda Civil, que tocou o Hino Nacional e também as músicas Pra Sempre vou te Amar, Eu só Quero um Xodó e Asa Branca. O evento foi encerrado com a apresentação do Canil, que causou euforia entre os formandos e também às crianças dos terceiro e quarto anos que prestigiaram a demonstração da equipe da GC.

GCEP– Criado em 2012, o GCEP é um programa do Pelotão Escolar da Guarda Civil que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, com objetivo de passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais. Neste primeiro semestre alunos de cinco escolas municipais, no total de 350 alunos, participaram das aulas. Desde sua criação o programa foi aprimorado, com capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados.

Interação das crianças com a equipe do Canil

Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Carlos Sodero, Professora Antônia Benedita Eugênio, Antônia Jesuina Camillo Pipa, Professor Adolfo Basile e a Professora Vilma Leone Del Pogetto.

No próximo semestre serão beneficiadas aproximadamente 400 crianças das seguintes escolas: Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza , Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa, Geraldo Bernardino, Wilson Guidotti e Professor Santo Granuzzio.

Confira as próximas datas das formaturas:

29/06/2022

Escola Municipal Antônia Jesuina Camillo Pipa