Guarda Civil Educação é Prevenção começa edição 2023

EM Professora Tercília Bernadete Sanches Costa foi a primeira a receber aulas desta edição do programa da GC; no semestre, outras quatro escolas da rede municipal serão beneficiadas, contemplando cerca de 600 crianças

Primeira-aula-aconteceu-na-biblioteca-da-escola.jpg

Começou ontem, 10/04, na Escola Municipal Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa, localizada no loteamento Vem Viver, a 1ª edição de 2023 do Guarda Civil Educação é Prevenção, programa da Corporação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que ministra aulas para alunos do 5º do ensino fundamental por quatro meses, abordando temáticas importantes e sensíveis da vida em sociedade.

Diretora-Andrea-de-verde-ressalta-a-mudança-de-comportamento-na-resolução-de-conflitos

Na aula inaugural realizada na biblioteca da escola, alunos atentos do 5º ano do ensino fundamental foram apresentados ao Programa e seus educadores e conheceram as regrinhas importantes para o desenvolvimento das atividades. Também foi realizada discussão inicial sobre o que é bullying e suas consequências para quem pratica, para quem é alvo e também para comunidade escolar e para a vida. Ao final da primeira explanação, as crianças foram convidadas a desenhar seus sonhos.

Ao-final-da-primeira-aula-crianças-foram-convidadas-a-desenhar-seus-sonhos.

Arthur Bune, de 10 anos, aluno da primeira turma, contou um pouco o que achou do programa. “Ele mostra que não pode fazer bullying com as pessoas, não pode brigar, que a gente tem que ajudar um ao outro”.

Arthur-disse-que-o-programa-ensina-a-importância-de-ajudar-os-outros

A diretora da escola, que recebe pela segunda vez o programa, Andrea Fernanda Delabio, vê uma melhora na resolução dos conflitos dos atendidos pelo programa. “O que a gente percebe, depois do início do programa, é uma mudança de comportamento. Então eles resolvem melhor os seus conflitos, porque colocam em prática o que estão aprendendo no programa. A gente espera que eles levem para a formação deles como ser humano, não só na sala de aula, mas para a vida toda.”

Crianças-acompanharam-atentas-a-primeira-aula-do-Programa

Para a GC Sara Roberta Moraes, guarda-educadora, é importante porque promove a conscientização de crianças num momento importante de formação de personalidade. “O Gcep promove conscientização de crianças de 10 a 12 anos, momento de importante formação de personalidade delas, mostrando para ela o que ela pode ou não fazer”. Sua fala é complementada pelo encarregado do Pelotão Escolar, grupamento responsável pela execução do programa, Narzi Alves Novaes. “O programa tem a finalidade de levar para as crianças informações sobre o mundo das drogas, das agressividades, do bullying, preparando elas para não entrar neste setor negativo da vida.”

Roberta-apresenta-a-Cartilha-do-GCEP-aos-alunos.

Os temas abordados nas aulas, descritas no material didático que evoluiu ao longo dos anos de execução do programa, são drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus-tratos aos animais. Para esta edição, o programa dará especial destaque aos temas bullying e ciberbullying devido aos últimos episódios de tentativa de ataques em escolas. No primeiro semestre, as escolas municipais João Otávio de Melo Ferraciú, José Antônio de Souza, Professor Thales Castanho de Andrade e Aracy de Moraes Terra serão beneficiadas, num total de 600 crianças.

GCEP – Executado desde 2012, quando um piloto foi realizado na Escola Municipal Edilene Borghese, o programa já atendeu mais de 6.000 crianças de 35 escolas municipais e 1.100 pais em palestras direcionadas que falam sobre a importância da prevenção. O programa também já beneficiou adolescentes de escolas estaduais, por meio de palestras direcionadas e rodas de conversa. No ano passado, 700 adolescentes se beneficiaram com o conteúdo levado por guardas-civis educadores.