Guarda Civil de Piracicaba anuncia adesão do município ao Córtex

Piracicaba assinou convênio com o Ministério da Justiça para adesão ao Córtex, plataforma integrada de operações e monitoramento de segurança pública gerido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), vinculada ao Ministério da Justiça, que permite a gestão de operações, por meio da unificação de dados das forças policiais e de vigilância viária, a partir da leitura de placas de veículos captadas por câmeras. Piracicaba possui 138 câmeras de monitoramento. O anúncio da adesão ao sistema foi feito durante a solenidade de aniversário de 119 anos da Guarda Civil de Piracicaba (GCMP) na manhã de hoje, segunda-feira, 25/04, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central.

Setor de Direito Animal da GC foi homenageado

Com a adesão, o município aguarda a liberação do acesso ao sistema para posterior treinamento dos operadores e integração da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) à plataforma, composta atualmente por 138 câmeras. “Nós temos o sonho de transformar Piracicaba em uma cidade inteligente e o sistema Córtex vem ao encontro do nosso anseio”, destacou o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes.

Além da adesão à plataforma, foram anunciadas emendas parlamentares dos deputados Roberto Morais e Alex de Madureira, que anunciaram, respectivamente, recursos para construção do Centro de Treinamento de Tiros e também para viaturas para a Guarda Civil do município.

Alex de Madureira, comandante Sidney Nunes, prefeito Luciano Almeida e vereador Laércio Trevisan

O evento ainda contou com entrega de votos de congratulações para GCMs envolvidos em operações diversas, moções de aplausos para a ROMU e pela implantação da Sala Maria da Penha, indicadas, respectivamente, pelos vereadores Laércio Trevisan e Ana Pavão, além de homenagem ao setor de Direito Animal, feita pela vereadora Alessandra Bellucci. Na solenidade, ainda foram entregues as primeiras barretas, condecorações que demonstram o tempo de serviços prestados pelo GCM à corporação. Foram entregues as primeiras barretas a alguns dos GCM quem têm 10, 20 e 30 anos de corporação. Intenção é contemplar todo efetivo com esta distinção.

O prefeito Luciano Almeida parabenizou a Guarda Civil pelo aniversário e lembrou que a corporação é uma das primeiras do Brasil, marcando o papel de vanguarda que tem ao longo de sua história. “A gente aqui está sempre falando de vanguarda, com o processo de integração da Guarda com as polícias civis e militares, com a discussão do sistema Córtex, com a discussão do novo Estatuto. Tantas coisas boas que são de fato para manter o grau de excelência que tem a Guarda e as forças de segurança do município”, disse Luciano.

O Prefeito Luciano, na cerimônia de aniversário da GC.

O prefeito também frisou que o grande desafio é pensar regionalmente, já que agora o município é a sede da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) e que o assunto segurança pública será o tema da próxima reunião de prefeitos que compõem a RMP. Almeida lembrou que a Administração trabalha na reforma no Estatuto da Guarda, que tem como objetivo valorizar ainda mais os profissionais.

Banda da Guarda Civil se apresentou durante evento

A cerimônia de aniversário, que teve apresentação da Banda da Guarda Civil, foi prestigiada pelos deputados estaduais Roberto Morais, Alex de Madureira e Danilo Balas, responsável pela interlocução entre União e municípios para adesão ao Córtex. A solenidade de aniversário também foi prestigiada por integrantes das Guardas Civis dos municípios de Rio Claro, Charqueada e Capivari, pelo presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Gilmar Rotta, por vereadores do município e secretários municipais, pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9 (Deinter 9), Kleber Altale, e pelo comandante do 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) Alexandre Luiz Bergamasco Pedro.