Grupamento Rural

O Grupamento Rural da Guarda Civil Municipal de Piracicaba teve início em Julho de 2005. Iniciou com 3 Ecosports e atualmente, conta com 4 Rangers que se dividem pelos setores Leste, Oeste, Norte e Sul do Município.

Comandados pelo Sub Comandante Milani, os Guardas Civis deste grupamento compõem as viaturas com três integrantes e patrulham as áreas rurais no período vespertino e noturno. As equipes alteram os setores diariamente para que conheçam bem toda a área rural.

A equipe possui curso de primeiros socorros e passa por reciclagem anualmente. As viaturas contam com equipamento para o atendimento até a chegada de socorro especializado (SAMU ou Resgate).

Assim que abastecem, saem para patrulhamento em seu setor e começam o contato com os moradores para verificar se aconteceu algo de anormal. O elo entre populares e guardas é tão grande que já possuem até um grupo de WhatsApp aonde todos se comunicam e informam caso aconteça algo ou apareça alguém desconhecido pelos locais. Esse auxílio mútuo fez com que o número de ocorrências quase zerasse.

Recentemente, o furto de tratores havia aumentado muito e o grupamento iniciou uma força tarefa para resolver este problema. Conseguiram deter, pelo Serrote, uma carreta e três tratores com notas fiscais falsas. Já estavam destinadas à Goiás. Após algumas denúncias e aproximadamente uma semana de busca, flagraram êxito.

Também conseguiram encontrar outros tratores no sentido Piracicaba/Saltinho que haviam sido furtados pela mesma quadrilha. Após essa operação, o problema foi sanado.

Outro destaque do grupamento, segundo o Guarda Civil Mathias, foi a recuperação de uma pá carregadeira Caterpillar no valor de R$350mil, a qual havia sido roubada da empresa Raízen. Foi encontrada a 40km do local do roubo e estava toda danificada.

Não podemos esquecer de outro ponto em que o grupamento auxilia muito: nas festas da área rural e distritos de Piracicaba. Alguns exemplos são: Festa do Milho, Festa da Polenta, Festa do Vinho, entre outras, nos distritos de Tanquinho, Santana e Santa Olímpia.

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR