Grupamento ciclístico da GCMP tem novo uniforme
Autor: Flavia Bianchini/Foto: Justino Lucente

O Grupamento Ciclístico da Guarda Civil de Piracicaba recebeu novo uniforme com a cor azul noturno. Os dez integrantes do grupo já estão com as novas camisetas e também o conjunto de agasalho na padronagem. Outra mudança foram nas meias e no manguito (acessório de proteção para os braços), que passam a ser na cor preta.

De acordo com o subinspetor Canova, a troca para a cor azul noturno atende o padrão da GCM e foi um pedido do grupamento para ampliar o tempo de uso do uniforme, pois o branco, após algumas lavagens, apresentava desgaste acentuado, que gerava alto custo devido as várias trocas durante o ano.

Grupamento ciclístico – Foi criado em 1º de abril de 2003 para atender exclusivamente os corredores comerciais, logradouros públicos, praças, Mercado Municipal, terminais de integração e apoio aos guardas-civis que trabalham nos postos fixos da região central. A agilidade é a principal característica da equipe que atende, geralmente, no prazo de 5 minutos ocorrências como furtos, tentativa de assalto em lojas, desinteligência e auxílio à comunidade.

O grupamento é composto por dez integrantes, sendo duas guardas femininas. Para fazer parte da equipe é necessário que o guarda civil desenvolva condicionamento e aptidão física. Cada equipe trabalha em dupla, em horários de maior fluxo de pessoas nas regiões comerciais. Aos finais de semana, o grupamento trabalha em parceria com o patrulhamento preventivo, na região do Parque da Rua do Porto.

A prioridade do grupamento é o contato com a população e com os comerciantes. Diariamente três equipes percorrem entre 10 a 20 km para prestar atendimento à população. A rotina começa as 06h, com atividades físicas no Parque da Rua do Porto. Logo após analisam os equipamentos e a partir de 08h já estão todos na região central, em sistema de revezamento, até a região do bairro Paulista.

Grupamento ciclístico da Guarda Civil Municipal foi criado em 1º de abril de 2003