GPC – Grupamento Ciclístico

Grupamento ciclístico da Guarda Civil está nas ruas desde 2002

O Grupamento Ciclístico da Guarda Civil de Piracicaba foi criado em 1º de abril de 2003 para atender exclusivamente os corredores comerciais, logradouros públicos, praças, Mercado Municipal, Terminais e apoio aos guardas-civis que trabalham nos postos fixos da região central. A agilidade é a principal característica da equipe que atende, geralmente, no prazo de 5 minutos ocorrências como furtos, tentativa de assalto em lojas, desinteligência e auxílio à comunidade.

A equipe do ciclístico possui coordenação do Subinspetor Canova. Ele explica que a prioridade do grupamento é o contato com a população e com os comerciantes. “É de extrema importância o trabalho do grupamento ciclístico para a comunidade, principalmente na área comercial da cidade, devido à dificuldade de deslocamento com viaturas”.

O grupamento é composto por doze integrantes, sendo duas guardas femininas. Para compor a equipe do é necessário que a pessoa desenvolva condicionamento e aptidão física. Cada equipe trabalha em dupla em horários de maior fluxo de pessoas nas regiões comerciais. Aos finais de semana, o grupamento trabalho em parceria com o patrulhamento preventivo, na região do Parque da Rua do Porto.

Diariamente três equipes percorrem entre 10 a 20 km para prestar atendimento à população. A rotina começa as seis da manhã com atividades físicas no Parque da Rua do Porto. Logo após analisam os equipamentos e a partir de 8 horas já estão todos na região central. Os grupos trabalham em sistema de revezamento na área central e região da Paulista.

 

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR