Formaturas do programa Guarda Civil Educação é Prevenção começam na segunda-feira, 20/06

No total, 350 crianças de cinco escolas municipais participaram do programa no primeiro semestre

Equipe durante uma das aulas

Começa na próxima segunda-feira, 20/06, às 8h30, a formatura do programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos quintos anos do ensino fundamental com temáticas variadas. O objetivo é passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. As formaturas acontecem na segunda quinzena de junho e primeira semana de julho e contarão também com a participação da Banda José Romário de Oliveira França e do Canil, ambos da Guarda Civil. São cinco escolas municipais e 350 alunos participantes. Durante a formatura, em cada sala é escolhida a melhor redação, que recebe premiação ofertada pela escola. A primeira escola a receber a formatura será a EM Professor Carlos Sodero, no bairro Boa Esperança.

Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais.

GCM orientando aluno durante aula na escola Adolfo Basile

O programa, segundo a coordenadora do Pelotão Escolar, a GC Alice Silva, foi aprimorado desde o seu início, em 2012, e o resultado é visível ao longo dos quatro meses em que ele é implantado na escola. “Desde seu início o programa GCEP vêm evoluindo não somente na questão do material disponibilizado às crianças, mas também na capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados. Desse modo, somos capazes de perceber como é a evolução do início, nas primeiras aulas, até o final, depois de quatro meses de convivência. Elas melhoram sua percepção de mundo, o respeito ao próximo, a dizer não ao que não é legal e aprendem como ser um multiplicador mirim. Desse modo podem transmitir o que aprenderam às pessoas de seu convívio, como a família, seus vizinhos, a comunidade. Outro fator importante a destacar é a afetividade das crianças com a nossa equipe”, explica Alice.

Turma junto com as educadoras

Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, o desenvolvimento do programa é um trabalho preventivo importante. “Nós, que temos como uma das nossas premissas proteger a população, fazemos isso quando informamos as crianças sobre estes assuntos importantes que podem prevenir que elas sigam caminhos que não são bons e podem atrapalhar a vida adulta. Acreditamos que a informação e o diálogo são formas de proteção às nossas crianças”, frisa Nunes.

Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Carlos Sodero, Professora Antônia Benedita Eugênio, Antônia Jesuína Camillo Pipa, Professor Adolfo Basile e a Professora Vilma Leone Dal Pogetto.

No próximo semestre serão beneficiadas aproximadamente 400 crianças das seguintes escolas: Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza, Professora Tercília Bernadete Sanches Costa, Geraldo Bernardino, Wilson Guidotti e Professor Santo Granuzzio.

Confira as datas das formaturas:

20/06/2022

Escola Municipal Professor Carlos Sodero