EM Professor Carlos Sodero abre formaturas do Guarda Civil Educação é Prevenção

Programa é direcionado a alunos dos 5º anos do ensino fundamental, com temas variados, como bullying e drogas; Banda da GC e Canil fizeram apresentações

A Escola Municipal Professor Carlos Sodero, no bairro Boa Esperança, abriu hoje, segunda-feira, 20/06, o ciclo de formaturas do programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), desenvolvido pelo Pelotão Escolar da Guarda Civil, que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, como o bullying, ciberbulying, drogas e violência doméstica. A formatura de 53 alunos contou com apresentação da Banda José Romário de Oliveira França e do Canil, ambos da Corporação. A melhor redação de cada turma foi premiada durante o evento.

Público ouve as redações vencedoras

Durante a solenidade, a diretora Celine de Castro e a coordenadora da escola, Tatiani Berto Dias, agradeceram. “É o primeiro ano que somos beneficiados com este programa e ficamos muito felizes que deu certo. As educadoras do programa sempre apresentam os temas com didática e domínio dos temas, de uma forma totalmente adaptada para as crianças”, explica Celine. “É um ganho valoroso para as crianças e também para as famílias, que se sentem privilegiadas pelos filhos terem tido esta oportunidade”, completa Tatiani.

Todos receberam certificados

O privilégio de ver a filha se formar no programa estava claro no rosto de Tairine Freitas Ribeiro, mãe de Tifane, que foi a vencedora da melhor redação de sua turma, o 5º B. “Ela gostou muito e nós também, porque as coisas que ela tinha dúvida, ela tirou durante nas aulas”, explica Tairine, que disse que assuntos como sexo e drogas eram difíceis de ser comentados em família e que com os esclarecimentos feitos pelas educadoras, pode conversar com a filha.

Tairine explica que o programa ajudou a filha tirar dúvidas importantes

Isabella Silva Oliveira, a vencedora de melhor redação do 5º A, explicou que gostou muito do programa de modo geral. “Eu achei muito importante, legal, gostei muito, principalmente porque eu posso partilhar com outras pessoas”.

Isabella ressalta que o que mais gostou do programa é poder partilhar o que aprendeu

A coordenadora do Pelotão Escolara GC Alice Silva, parabenizou as crianças e as famílias e salientou que o sucesso do programa está calcado na troca de conhecimento, que sempre acontece entre as guardas educadoras e as turmas, que partilham conhecimento mesmo quando os temas são os mais difíceis.

Banda da Guarda Civil abrilhantou o evento

Além da entrega dos certificados e a premiação das melhores redações, a formatura foi animada pela Banda da Guarda Civil, que tocou o Hino Nacional, o hino de Piracicaba, o hino da Guarda Civil e também as músicas Pra Sempre vou te Amar, Eu só Quero um Xodó e Asa Branca, tirando o pessoal das cadeiras para dançar. O evento foi encerrado com a apresentação do Canil, que causou euforia entre os formandos e também às crianças dos terceiro e quarto anos que prestigiaram a demonstração da equipe da GC.

Crianças ficaram eufóricas com a apresentação do Canil

GCEP – Criado em 2012, o GCEP é um programa do Pelotão Escolar da Guarda Civil que ministra aulas em escolas públicas municipais para alunos dos 5º anos do ensino fundamental com temáticas variadas, com objetivo de passar informações importantes que colaborem na formação moral e ética dos estudantes. Dentre os temas que são objeto das aulas, durante os quatro meses de encontros semanais, estão o bullying, ciberbulying, drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, abuso sexual, vandalismo, perigos da internet, dicas de segurança, trânsito e maus tratos aos animais. Neste primeiro semestre alunos de cinco escolas municipais, no total de 350 alunos, participaram das aulas. Desde sua criação o programa foi aprimorado, com capacitação das guardas educadoras, que realizaram pós-graduação e cursos envolvendo os temas trabalhados.

Canil durante a demonstração

Foram beneficiadas neste semestre as escolas municipais Professor Carlos Sodero, Professora Antônia Benedita Eugênio, Antônia Jesuina Camillo Pipa, Professor Adolfo Basile e a Professora Vilma Leone Del Pogetto.

No próximo semestre serão beneficiadas aproximadamente 400 crianças das seguintes escolas: Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza , Prof.ª Tercilia Bernadete Sanches Costa, Geraldo Bernardino, Wilson Guidotti e Professor Santo Granuzzio.

Comunidade escolar e GCMs do Pelotão Escolar e do Canil ao final da formatura de hoje

Confira as próximas datas das formaturas

21/06/2022

Escola Municipal Profª Antônia Benedita Eugênio