Em Forma com a Guarda oferece atividades físicas à comunidade

Fachada da Academia

Todos os sábados, das 7h às 10h, os interessados em realizar atividades físicas têm a oportunidade de fazê-lo de forma gratuita na Academia da Guarda Civil, dentro das atividades do Em forma com a Guarda, projeto realizado pela Guarda Civil Municipal e destinado à população de modo geral, que oferece aulas de zumba, ginástica funcional, corrida, jump e jiu jitsu.

Alunos e professores ao final da corrida no último sábado

Para participar não há muito segredo: é só se dirigir à Academia, localizada na Rua Cacilda Becker, 219, com roupas apropriadas para realização de atividades físicas e participar. É assim que Luciana Maria Lopez Nicolete e Luana Lopez Dantas, mãe e filha, fazem. Elas começaram a frequentar o espaço quando tomaram conhecimento sobre aulas de jiu-jitsu para crianças e começaram a levar o Samuel, filho e irmão. Naquele momento descobriram que havia uma lista de atividades oferecidas no local aos sábados, mas que elas deveriam chegar mais cedo para conseguir desfrutar de tudo.

Luciana e Luana, que frequentam as aulas há dois meses

“E nós começamos a frequentar e estamos aqui, felizes com os resultados e com o atendimento que recebemos da equipe. A equipe é cordial, atenciosa, nos traz segurança e nos deixa tranquilos para irmos no nosso ritmo. Nós não conseguimos fazer em outro dia e no sábado é perfeito para nós”, explica Luciana. “É acessível a todos. Eu que sempre fui sedentária consigo acompanhar as aulas, já que o pessoal respeita o limite de cada um”, completa Luana.

Reniele (sentada) aproveita que o filho vai fazer ativade física e também aproveita

A opinião delas é compartilhada por Reniele Ramos Ferro, que também frequenta o espaço e aproveita para levar o filho Pedro às aulas de jiu-jitsu. “A gente não tem tempo para fazer as coisas e aqui unimos a possibilidade de fazer a atividade e o filho também praticar um esporte. Eles são atenciosos com a gente.”

 

Queiroz e Laura, GCs que tocam o  projeto Em Forma

As aulas na academia são administradas por profissionais habilitados. Os Guardas Civis que cuidam do espaço são formados em educação física e orientam os GCM que treinam no local e também a comunidade que frequenta o local aos sábados. Laura Alice Carioca Theodoro é a responsável por ministrar as aulas de zumba e conta que a população gosta muito das aulas. Há 30 anos na Guarda, ela se sente satisfeita de poder tanto servir como Guarda Civil como professora.

 

Alunos após a aula de ginástica funcional

Já as aulas de ginástica funcional são aplicadas pelo GCM Celso Gomes Queiroz. Queiroz explica que o projeto acontece desde 2018 e que originalmente ele acontecia na Rua do Porto. “Nós contamos com parceiros que nos ajudam a efetivar o projeto, sempre colaborando de alguma forma.” São parceiros no projeto o Supermercado Alto Giro, a Diferencial Academia, a Padaria Empório dos Pães e a Oy Gráfica.

Participantes tomando café e descansando despois das aulas no sábado

Os projetos, conforme explica Sidney Miguel da Silva Nunes, Comandante da Guarda Civil, visam aproximar a população da corporação e ampliar a relação de confiança entre público e efetivo. “Essa iniciativa visa maior proximidade da GCM com a população e confiança na corporação. A busca pela inovação é uma das características da nossa administração”.

Pessoal participando da aula de zumba no último sábado, na aula realizada na rua em frente à Academia

JIU-JITSU – Além do Em Forma, a Academia também abriga aulas de jiu jitsu para todas as idades, que são ministradas pelo GCM Adriano Mazzi. De segunda a sexta, há aulas das 7h às 9h. De terça e quinta das 19h às 21h e aos sábados, das 7h às 10h. Para participar das aulas é necessário ir a Academia nos horários de aulas programadas para se inscrever e saber da disponibilidade de horário de acordo com a idade e outros detalhes importantes para participação.


Crianças treinam jiu-jitsu no sábado

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR