Dicas de segurança para dirigir na estrada

Todo conhecimento é pouco quando se trata de segurança no trânsito. Aproveite as férias e evite acidentes com pequenas e prudentes ações

No período de férias é comum que as pessoas viajem mais, fazendo passeios mais curtos e aproveitando os finais de semana, além das longas viagens, claro.

Os riscos na direção veicular são constituídos por “condições inseguras” e “atos inseguros”.

Ato Inseguro – é todo aquele ato produzido pelo indivíduo que pode levá-lo a um acidente ou doença. Citamos exemplos:

• Esticar-se para mexer no porta-luvas

Para fazer tal movimento é consumido em média 4 segundos. A 100 Km/h, neste tempo, haverá um deslocamento de aproximadamente 110 metros. Somente a mão esquerda estará no volante, o tronco ficará de lado e não haverá nenhuma visão frontal, lateral e da parte traseira.

• Tirar as mãos do volante

Um veículo sem balanceamento, alinhamento, com pneus desgastados ou mesmo problema mecânico de rodas não manterá a direção nessas condições.

• Acender cigarros e Fumar

Acender um cigarro com isqueiro à noite produz, pela claridade, contração das pupilas e reação de ofuscamento que dura, aproximadamente, de 3 a 4 segundos. A 100 Km/h, neste período, haverá um deslocamento de 83 a 111 metros e muita coisa poderá acontecer neste trajeto. Com o fósforo o risco é somado à possibilidade de fragmentos incandescentes saltarem sobre o rosto ou corpo produzindo queimaduras e reação espontânea de autoproteção, o que poderá ser causa de acidente.

• Consumir bebida alcoólica

A Lei Seca é clara: tolerância zero para a combinação bebida e direção.

• Uso do Celular

Ninguém se sente tranquilo ao escutar o celular tocar, a reação instintiva é levar a mão ao aparelho em qualquer situação. Ao acioná-lo existem expectativas, tensão e com isso desvia-se a atenção totalmente e passa-se a dirigir mecanicamente. Apenas uma das mãos fica ao volante e não há a possibilidade de trocar a marcha. É um ato de extrema insegurança.

• Colocar o cinto de Segurança com o Veículo em Movimento

Na afobação para sair com o veículo coloca-se o cinto de segurança com o veículo em movimento, o que vai produzir 3 a 4 segundos de desatenção.

• Dar a ré sem voltar-se para trás

Os pontos cegos na direção veicular estão presentes. Usando-se somente os espelhos retrovisores para praticar esta manobra é possível delimitar os pontos fixos, mas não há medida de profundidade nem a possibilidade de visualizar estruturas em deslocamento como no caso de pedestres, animais, etc. O domínio da manobra torna-se muito mais fácil e mais seguro quando se volta para trás.

• Não uso do cinto de segurança

Este é um equipamento de segurança indispensável, dá a total proteção quando da desaceleração brusca impedindo principalmente os traumas de tórax e de face.

• Colocar braço para fora da janela

Este é um hábito que alguns motoristas possuem. As mãos devem estar permanentemente ligadas ao volante. O cotovelo não deve ser apoiado na janela e tão pouco sinalizar com o braço ou a mão. A sinalização para mudança de direção é luminosa.

• Uso inadequado da buzina, faróis e pisca alerta

A buzina no trânsito é agente de stress. Farol alto ofusca, leva 3 a 4 segundos para adaptação, o tempo suficiente para o sinistro. O pisca alerta é um sistema para dar segurança quando há necessidade de parar devido à pane do veículo ou em situações de risco de acidente. Jamais devemos usá-lo com o veículo em movimento.

• Transportar animais soltos no veículo

E fundamental manter animais no banco traseiro, dentro de gaiolas ou com coleira e com supervisão de alguém. A movimentação do animal pode gerar problemas para o motorista.

• Não tenha pressa

A pressa é fator indutor de sinistro. Se notar que isto está acontecendo com você, pare, salte, ande, faça alongamento, respire e acalme – se. É muito comum essa pressa surgir quando se está bem próximo do destino.