Corregedoria

Corregedoria atua desde janeiro na Guarda Civil de Piracicaba

A Corregedoria da Guarda Civil foi instituída pela lei federal 13.022/2014 e passou a operar efetivamente na Guarda Civil de Piracicaba, a partir do mês de janeiro de 2017. Com a lei, o órgão nomeou o guarda-civil Bruno Roberto Ariede, como corregedor.

Desde janeiro de 2017, o serviço de apuração que era feito pela procuradoria-geral do município ficou a cargo da corregedoria da Guarda. O corregedor Bruno Roberto Ariede explica sobre a autonomia conquistada pela corporação para resolver as próprias questões. “É um ganho para todos da corporação”, temos que considerar a conquista de resolver as questões da própria instituição. Nós conhecemos a realidade de quem trabalha aqui”, explicou

A corregedoria possui um assistente jurídico, o guarda Alexandre Rafael Nery para colaborar nos trâmites nessa nova etapa. O papel da corregedoria é analisar e não apenas ficar no processo punitivo. É realizada análise da situação do guarda no seu dia a dia, saúde, família, trabalho e chefia. A lei exige que a corregedoria trabalhe o lado social do GC e atenda também a população para ouvir todas as partes.

Ariede explicou que conhecer os problemas dos GCs faz toda a diferença no momento em que analisa o processo. “Por sermos guardas, conhecemos os problemas que nossos GCs enfrentam, principalmente o estresse. Muitas vezes, o caso não é para punição e sim de ajuda, então encaminhamos para o serviço de psicologia”.

Ele explica ainda que 70% dos casos que chegam à Corregedoria da Guarda Civil são de ordem de confusão de personalidade do guarda . “Tem situações que as pessoas querem interferir na vida pessoal do guarda quando ele está fora do horário de trabalho e fazem denúncias. Outros casos, cerca de 30% são denúncias de excessos cometidos pelos guardas-civis com abuso de autoridade, por exemplo”.

Serviço -A corregedoria da Guarda Civil está localizada no 2º andar – Centro Cívico, Rua Capitão Antonio Côrrea Barbosa, 2233 – e-mail: bariede@piracicaba.sp.gov.br

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR