Conquistas marcam os 115 anos da Guarda Civil
Autor: Flavia Bianchini/Fotos: Justino Lucente

A Guarda Civil de Piracicaba comemorou, na manhã desta terça-feira (23), o aniversário de 115 anos de fundação. Durante a cerimônia, houve a entrega de homenagens aos guardas-civis aposentados, aos que destacaram em diversas operações e também a divulgação das conquistas alcançadas para a comunidade durante esse último ano de trabalho.

O grupamento da Patrulha Maria da Penha completou um ano de atuação e já cumpriu 430 medidas protetivas e mais de 7.000 rondas para garantir segurança e proteção às mulheres de Piracicaba. “Os avanços no trabalho da Patrulha foram primodiais para o bom resultado com as visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar,  e poder verificar o cumprimento das medidas protetivas”, explicou a comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, Lucineide Aparecida Maciel.

Lucineide também explicou que graças à parceria entre o Poder Judiciário, Delegacia da Mulher e outros órgãos policiais, foi possível efetuar um convênio com o Ministério da Justiça, por Emenda Parlamentar, em que a GC receberá até o 2º semestre, mais duas viaturas que irão compor a frota da patrulha.

Outro destaque ficou por conta do excelente trabalho realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) e Polícia Militar, em apoio a fiscalização do trânsito, que nos últimos seis meses teve uma redução de 40%, nos números de mortes por cidentes de trânsito.

A cerimônia também contou com a entrega simbólica das chaves de três veículos. O prefeito Barjas Negri entregou ao comando dois Palio Weekend Adventure e um Hyndai Creta, todos prontos para atuar no patrulhamento preventivo. “Uma instituição centenária, que possui planejamento e contribuição, precisa de equipamentos e veículos para dar continuidade ao excelente trabalho realizado”, disse Barjas. Ele lembrou que, mesmo em meio a crise que o pais atravessa, a segurança é um dos principais serviços prestados à população.

O evento também contou com a participação do projeto de música Alfabetização Harmoniosa, com alunos da Escola Municipal Taufic Dumit, sob a regência do guarda-civil Adílson Souza. Também estiveram presentes autoridades civis, militares e familiares dos homenageados.

Confira a galeria de fotos do evento abaixo: