Como se prevenir nas ruas ao ir às compras de fim de ano?
Por Carlos Rodrigues Costa*

O número de pessoas nos centros comerciais durante o final de ano é grande assim como as ações de criminosos que se aproveitam em sua maioria das pessoas distraídas para realizar furtos e assaltos. Para isso formulamos algumas dicas de segurança que poderão ajudá-lo ao ir às compras:

● Evite carregar vários cartões de crédito e grande volume de dinheiro na carteira, o ideal é que leve apenas um cartão e  evite carregar pouco dinheiro.

● Nunca ande com bolsa virada para trás, pois isso facilita que o marginal tente puxá-la e levá-la, bem como cometa o furto de algum pertence de dentro da bolsa sem que você perceba a ação. Segure-a de forma firme entre o braço e a parte da frente do corpo mantendo a mão sobre o fecho. O mais recomendado é ir às compras utilizando uma bolsa pequena, apenas com o necessário.

● Idosos são alvos fáceis para os bandidos, pois possuem menos reflexo, por isso o melhor é que estejam acompanhados durante as compras. Idosos devem ser alertados também sobre o “conto do vigário” (bilhete premiado, etc), praticados por golpistas nas ruas.

● A grande movimentação de pessoas nas ruas facilita a ação de ladrões no roubo de correntes e jóias, por isso evite utilizá-las ao ir às compras.

● Procure observar as pessoas à sua volta, pois você pode estar sendo observado/seguido por alguém mal intencionado.

● Ao perceber qualquer movimentação suspeita dentro de algum comércio, banco, etc, avise ao Segurança do estabelecimento ou ao Gerente. Na dúvida, informe a Guarda Civil (153).

● Ao fazer o pagamento das suas compras no caixa, evite deixar à mostra os valores que carrega, bem como os cartões de crédito. Alguns bandidos utilizam deste momento – fila dos caixas – para escolherem suas vítimas de acordo com o volume de dinheiro e cartões de crédito que estão portando.

● Se for necessário retirar dinheiro no banco, procure estar acompanhado(a). Ao retirar dinheiro, seja discreto e certifique-se de que ninguém esteja observando ou seguindo após a saída do banco. Na dúvida, o melhor é se abrigar em um comércio com movimento e acionar a Guarda Civil.

● Nos finais de ano, os centros das cidades estão mais cheios e os esbarrões entre as pessoas são comuns, porém é preciso ficar atento, pois os criminosos provocam esbarrões intencionais para praticar furtos sem que a pessoa perceba.

● Outros aspectos devem ser evitados, pois podem tirar a sua atenção e facilitar a ação de bandidos:

1º Levar crianças para as compras: elas exigem muita atenção e podem distrair você facilitando a ação dos criminosos;

2º Celular: evite atender o celular quando estiver caminhando, neste caso o melhor é parar enquanto estiver falando, pois poderá se distrair;

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR