Com renovação da frota, novos armamentos e estudo para melhorias no Estatuto, GC chega aos 119 anos

Autor: Texto: Sabrina Rodrigues Bologna/Fotos: Justino Lucente e Arquivo

Criada em 25/04/1903, a hoje Guarda Civil do Município de Piracicaba comemora na próxima segunda-feira, 25/04, 119 anos de existência. Para celebrar o aniversário, a corporação preparou programação solene, às 9h, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Parque do Engenho Central. A efeméride é marcada pela implantação de planejamento estratégico pela atual Administração, que inclui renovação de frota com compra e locação de veículos, compra de novos armamentos e estudo para alterações no estatuto da Guarda, que permitam a reestruturação da corporação, visando melhorias no atendimento à população e para o efetivo.

1ª frota de viaturas em 1960

Com um efetivo de 394 guardas, sendo 65 mulheres, a corporação conta atualmente com grupamentos ciclístico, motociclístico e do Canil, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria e a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, no Noiva da Colina, Pauliceia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.

1º Pelotão Feminino, no ano de 1992

Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, a implantação do planejamento estratégico é o que marca este aniversário da instituição. “Quando eu assumi a Guarda, o prefeito pediu um planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Foi detectada a necessidade de renovação da frota, que está sucateada, e o que há de mais viável neste momento é a locação de veículos. Outra necessidade é a contratação de mais guardas, mas só será possível com a reforma do Estatuto. Com a aprovação do novo Estatuto, poderemos realizar concursos públicos interno – para promoção dentro da hierarquia – e externo, para contratação de novos guardas.” Nunes ainda lembrou que há um trabalho intenso para conseguir emendas parlamentares, que permitem equipar a GCM com novos armamentos e viaturas e assim atender a demanda da cidade como um todo.

1º Corpo de Vigilantes Noturnos, anos 30

HISTÓRIA – Criada em 1903 como Corpo da Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891, a GCM foi pensada para o enfrentamento da problemática da violência causada pelo rápido crescimento populacional que se instalava no município. Ao longo de sua históriaela teve diferentes nomes, como Corpo de Vigilantes Noturno (1954), Guarda Noturno Municipal de Piracicaba (1956), Guarda Municipal (1969) e finalmente Guarda Civil do Município de Piracicaba (1990), que passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Desde a aprovação do Estatuto Geral da Guarda Civil, em 2016, o comando é exercido por um funcionário de carreira da corporação. Atualmente, o posto de Comando está com Sidney Miguel da Silva Nunes.

Pelotão Ambiental foi criado em 1992

Linha do Tempo

1903 – Criação da Guarda Civil como Corpo da Guarda e Polícia Municipal

1905 – 1913 – Criação da Primeira Diretoria

1954 – Guarda é conhecida como Corpo de Vigilantes Noturno

1956 – Guarda passa a se chamarGuarda Noturna Municipal de Piracicaba

1969 – Nome da corporação passa a ser Guarda Municipal.

Década de 1980 – Criação do Pelotão Escolar

1990 – Guarda Civil Municipal de Piracicaba passa ter o nome que utiliza até hoje. A corporação passa a ter, unicamente, um comandante na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas.

1992 – Criação do Pelotão Ambiental, do Grupamento Motociclístico e do 1º Pelotão Feminino, uma das primeiras corporações no Brasil a admitir mulheres no seu efetivo.

2003 – Criação do grupamento ciclístico, que atua principalmente nos corredores comerciais

Equipe do Patrulhamento Rural

2004 – Criação do Pelotão Rural, que atualmente se chama Patrulha Rural

2005 – Criação do Grupamento do Canil da Guarda Civil Municipal de Piracicaba

2006 – Início da implantação de câmeras de segurança

2007 – Implantação da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel)

2010 – Criação da primeira base móvel

2014 – Criação da Ouvidoria

2016 – Construção da Academia e Arquivo da Guarda Civil e implantação da ROMU

2017 – Criação da Patrulha Maria da Penha e da Corregedoria da Guarda

2022 – Implantação da Sala Maria da Penha em prédio ao lado do Terminal Central de Integração

2022 – Aquisição de dez carabinas, modelo CTT.40, da marca Taurus, com capacidade para 30 cartuchos de calibre .40, para auxiliar no patrulhamento do município.

Grupamento Cíclístico, criado em 2003