CEMEL – Central de Monitoramento Eletrônico

Central de Monitoramento Eletrônico possui 125 câmeras no apoio ao patrulhamento 

Em 2007, A Guarda Civil Municipal de Piracicaba foi a pioneira no país ao implantar a  CEMEL (Central de Monitoramento Eletrônico) câmeras instaladas em pontos estratégicos nas ruas da cidade para fiscalizar a movimentação de veículos e pessoas em cruzamentos e locais de fluxo intenso e com alto índice de ocorrências de furtos e acidentes.

A central foi instalada em uma pequena sala na antiga biblioteca na Rua São José e iniciou com apenas 30 equipamentos na cidade. Os pontos fiscalizados compreendiam a região central. Dez câmeras eram tagarelas. Essas câmeras eram acionadas pelos guardas de plantão, principalmente nos horários de pico, ao notarem irregularidades cometidas pelos pedestres.
Porém, a cidade cresceu, trouxe obras, alterações no trânsito, corredores de ônibus e novas tecnologias. A Prefeitura por meio da Guarda Civil investiu consideravelmente nos últimos anos e instalou 125 câmeras altamente capacitadas para captar ações, coibir indivíduos mal intencionados e efetuar o apoio ao patrulhamento preventivo nos principais pontos da cidade.
O objetivo da CEMEL é ampliar a segurança oferecida aos cidadãos pelo patrulhamento preventivo da Guarda Civil, através do monitoramento, averiguar existência de tráfico de drogas em local de difícil acesso, dar suporte ao apoio na localização de indivíduos que praticam delito, promover segurança do patrulheiro e do cidadão. O trabalho é realizado por 24 horas para auxiliar a segurança e a ordem no município. A equipe possui 23 componentes que operam, gerenciam, armazenam e transmitem as imagens das 125 câmeras espalhadas pela cidade. As imagens são transmitidas em 20 computadores e oito TVs de 50 polegadas alta resolução.
A central executa o monitoramento primário pela câmera que possui um percurso pré-programado de área 360º no entorno do local da instalação da câmera. O monitoramento secundário é o mais utilizado, pois, é realizado manualmente pelo controlador que monitora as câmeras em movimento. Ao notar qualquer anormalidade, fato ou indivíduos suspeitos, o operador toma para si o controle da câmera para averiguar com maior precisão os detalhes e acionar a central.
As imagens captadas são distribuídas para a Central de Operações (COP),  Polícia Militar(PM), Polícia Civil (PC), Polícia Federal (PF), Juízes de Direito do Fórum da Comarca de Piracicaba e para o próprio cidadão comum mediante solicitação via ofício e demais autoridades. O armazenamento é feito por 20 dias no sistema com a finalidade de colaborar com investigações e pesquisas de trânsito e segurança. Após o período são deletadas automaticamente pelo gerenciamento do servidor para abrir espaço para novas gravações.
Serviço- A Cemel está localizada no prédio do Centro Cívico – Rua Antonio Corrêa Barbosa, 2233 – 2º Andar – Piracicaba – SP – Fone: 3422-8584 – Email: cemel@piracicaba.sp.gov.br .

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR