Cãominhada marca primeira edição do Domingo Animal

Domingo Animal teve cãominhada com os cachorros disponíveis para adoção do DBEA (Maycon Barbon)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou ontem, 02/04, a primeira edição do Domingo Animal, em celebração à inauguração do Departamento de Bem-Estar Animal. Entre as atividades, aconteceram cãominhada com os cães do Departamento que estão disponíveis para adoção, e apresentação dos cachorros da Guarda Civil de Piracicaba. Por conta do evento, três cães foram adotados.

“Realizamos esse evento para comemorar a entrega oficial do Departamento, mas também para chamar a população a conhecer nossas instalações, os trabalhos que oferecemos e, principalmente, para conhecer os animais que estão prontos para serem adotados, na certeza de que conquistaremos uma família para eles”, explicou Matheus Santos, coordenador do DBEA.

Os cães da Guarda Civil Municipal se apresentaram durante o evento (Wagner Romano)

Criado pela Lei Municipal 9.877/22, o DBEA, inaugurado na última sexta-feira, 31/03, é responsável pela divisão de animais silvestres e domésticos, os setores de Bem-Estar Animal e o Disk Animais. O local escolhido para sediar o Departamento é o mesmo local onde fica o Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde (SMS).

O Departamento, que conta com canil, gatil, laboratório, centro cirúrgico, ambulatório e sala de vacina, realiza diariamente cerca de 50 atendimentos, entre castrações, chamados de recolhimento ou atendimento nas ruas e solicitações de averiguação de maus tratos e guarda responsável. Atualmente, 50 cães e 60 gatos vivem no espaço.

O Disk Animais abriga 20 cavalos que também estão disponíveis para adoção; é de responsabilidade da Simap, mas também integra as ações do Pelotão Ambiental da GCM de Piracicaba, que atende as denúncias de animais de grande porte soltos em via pública ou animais em situação de maus-tratos.

Primeira edição do Domingo Animal teve saldo positivo: três cachorrinhos foram adotados (Maycon Barbon)

ADOÇÃO – Tanto os animais do DBEA quanto os do Disk Animais podem ser adotados. Para adoção de cães e gatos, é necessário entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para análise de posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.

No caso dos animais de grande porte, antes de irem para a fila de adoção, ficam à disposição para recolhimento pelo proprietário. Os animais que não forem procurados por seus donos, ou que estavam em situação de abandono e/ou maus tratos, são encaminhados para a fila da adoção (exceto bovinos). O passo a passo para adoção de um animal de grande porte pode ser conferido em https://simap1.wixsite.com/simap/diskanimais.

Agendamento de castrações devem ser feitas no site https://aspa.piracicaba.sp.gov.br/web/. Vale lembrar que denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo SIP-156 ou pelo 153.

‹ voltar
ESTATÍSTICAS GCM

Acompanhe todas as ocorrências registradas pela Guarda Civil de Piracicaba

ACESSAR